terça-feira, 26 de dezembro de 2017

BOLO INTEGRAL DE MAÇÃ E PASSAS

Estava querendo fazer um bolo com ingredientes integrais e encontrei esta receita super fácil. Ficou saboroso e nutritivo! E os meninos adoraram! 
Fiz algumas alterações de acordo com o que tinha em casa e você também pode substituir algum, como o açúcar mascavo por adoçante em pó, por exemplo. Assim não saimos da dieta ;) Para os diabéticos também é uma boa pedida...

Receita original abaixo e entre parênteses minhas substituições:

INGREDIENTES

  • 30 gramas de UVAS PASSAS
  • 40 gramas de RUM para hidratar (Usei água, tenho crianças!)
  • 55 gramas de FARINHA DE TRIGO INTEGRAL
  • 55 gramas de FARINHA DE TRIGO
  • 110 gramas de AÇÚCAR MASCAVO
  • 110 gramas de AÇÚCAR CRISTAL
  • 1/4 de colher de sopa de CANELA EM PÓ
  • 1/2 colher de sopa de FERMENTO EM PÓ
  • 1/2 colher de sopa de SEMENTES DE LINHAÇA (Usei germem de trigo)
  • 1/2 colher de chá de BICARBONATO DE SÓDIO
  • 1 MAÇÃ VERMELHA
  • 1 OVO + 1 GEMA (Usei três ovos, ficou molhadinho...)
  • 60 ml de ÓLEO DE GIRASSOL (Usei duas colheres de margarina mesmo)
Dúvidas quanto às medidas? Visite: http://gourmetadois.com/conversor-de-medidas-para-receitas.html

MODO DE PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte e enfarinhe uma assadeira com aproximadamente 18cm X 8cm.
  2. Coloque as passas dentro de um potinho com o rum para hidratarem.
  3. Peneire as farinhas, o fermento, a canela, as sementes de linhaça, os açúcares e o bicarbonato em uma tigela e reserve.
  4. Descasque a maçã e reserve a casca. Pique a maçã em cubinhos!
  5. Bata em um liquidificador o ovo inteiro, a gema, o óleo e a casca da maçã.
  6. Despeje esta mistura líquida na tigela dos ingredientes secos e misture bem, até que obtenha uma massa homogênea.
  7. Drene o rum das passas (Drenei a água).
  8. Junte os cubinhos de maçã e as passas hidratadas.
  9. Despeje a massa na assadeira e asse por aproximadamente 50 minutos ou até que você coloque um palitinho e ele saia limpo!
Fonte: blog http://www.daninoce.com.br/

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Torta de legumes com massa de arroz (atualizada)

Olá pessoal tudo bem?

Já estava há um bom tempo super a fim de fazer uma torta como essa mas fui deixando, deixando pra depois... Ô arrependimento! kkkkk
Agora não tem desculpa, mesmo se não sobrar arroz eu faço um só para poder preparar novamente essa torta, que pode ser servida no almoço ou lanche. De-li-cio-sa!!! Quase não sobrou pra tirar a foto rsrs



Então vamos à receita:

PARA A MASSA 3 XICARAS DE CHÁ DE ARROZ COZIDO 3 OVOS 1 XICARA DE ÓLEO 1 CALDO DE GALINHA 1 XICARA DE CHA DE LEITE 1 COLHER DE SOPA DE PÓ ROYAL
PARA O RECHEIO AZEITONAS PICADAS 1 PEITO DE FRANGO DESFIADO* 1 CEBOLA GRANDE PICADA 4 DENTES DE ALHO AMASSADOS CHEIRO VERDE 1 COPO DE REQUEIJÃO** ORÉGANO, AÇAFRÃO SAL A GOSTO
PIMENTA DO REINO*** 1 LATA DE ERVILHA 1 LATA DE MILHO VERDE AZEITE QUEIJO PARMESÃO

*Usei uma linguicinha defumada em cubinhos
**Usei creme de leite
***Não usei, ralei noz moscada

MODO DE FAZER

RECHEIO: Numa panela, refogue o azeite, a cebola e o alho. Acrescente o frango e mexa. Coloque a ervilha, o milho e a azeitona (eu particularmente só coloco depois de desligar o fogo). Depois coloque um pouco de pimenta (se você preferir), o orégano, açafrão e o sal. Prove. Refogue mais um pouco em fogo baixo. Desligue.
Acrescente o requeijão e misture bem. Vai ficar cremoso! Pronto!

MASSA: No liquidificador coloque o óleo, o leite, os ovos e o caldo de galinha. Bata em velocidade média por alguns minutos e acrescente o arroz e o pó Royal, bata mais um pouco.

Unte um refratário com margarina e despeje um pouco da massa espalhando bem. Se tiver um cheiro verde acrescente ao recheio e cubra essa massa. Cubra com o restante da massa. Se ela estiver muito pastosa pode acrescentar leite e bata novamente no liquidificador. Jogue por cima do recheio e alise. Polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido 200 graus e deixe por aproximadamente 30 minutos, até dourar. Fica uma casquinha por cima e bem macia por dentro. Top!

Fonte de inspiração e Modo de Fazer: Receita de TORTA DE ARROZ - Canal MARA CAPRIO (https://www.youtube.com/watch?v=P93m07YaqYY)

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Bodas de Lã - 7 anos de Casamento


E mais um ano se passou e exatamente HOJE, 16 de Outubro, estamos comemorando Bodas de Lã e Latão - 7 anos de casamento. De acordo com as definições, isso mostra que nossa união está mais resistente e confortável, para mim, chegar até aqui que deixa cada vez mais claro que nosso amor ainda vai durar por muitos e muitos anos. Afinal, sabe-se que ambos são resistentes e capazes de durar e passar por todas as crises que vierem, SE vierem... Que Deus continue nos abençoando grandemente!

Vamos falar um pouco mais...

Bodas de lã – 7º ano de casados ou Bodas de latão

Para essa boda de casamento escolheu-se a lã e o latão, primeiramente porque a lã é muito maleável, adaptável e confortável, podendo-se fazer muito com ela, e o latão apesar de ser um metal, também tem essa adaptabilidade, mas é colocado nessa boda por ser resistente a manchas e capaz de durar, então esse dois elementos trazem qualidades essenciais para um casamento.
Essa boda é comemorada ao completar os 7 anos de casamento, mostrando que a união está mais resistente e confortável, deixando cada vez mais claro a durabilidade dela, por isso da lã ou do latão, pois são resistentes e capazes de durar e passar por todas as crises que vierem.
Essa boda de casamento não é tão comemorada formalmente, então um jantar ou um almoço a dois se torna a melhor opção, use na decoração objetos em lã, pois ela combina muito bem além de ficar lindo, e traz um ar de aconchego para o ambiente. Flores, letras, ou até mesmo o próprio novelo de lã, ficam lindos na decoração, já o latão pode estar presente nos objetos da mesa de jantar, como louças, castiçais, objetos de decoração, mas é melhor separar o latão para usar nos presentes.


Já que falamos em presentes, use o latão, que é uma liga metálica formada por cobre e zinco, tendo uma cor dourada e é muito usado em esculturas, peças de decoração, móveis, bijuterias, formando lindas peças, já se a sua escolha for a lã, opte por roupas que a tenham na composição, roupas de cama, toalhas de banho, objetos também de decoração, afinal ela é um elemento tão confortável, que se adaptará muito bem a qualquer ambiente, como por exemplo, almofadas, tapetes, poltronas, e etc.


Apesar não ser comum comemorar bodas de casamento de lã ou latão, não deixe passar em branco, afinal cada boda que passa, é um ano a mais que você está com seu companheiro, mostrando assim que seu casamento já passou daquela fase de adaptação e a cada ano que passa, se fortalece mais e mais.
Fonte: http://parananoivas.com.br

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Bolo de Outono

Recortei e guardei essa receita de bolo maravilhoso no Jornal Estado de Minas por muito tempo até que uma amiga veio me visitar e resolvi fazer. Ficou bom demais, manjar de deuses! E aquele cheiro que vai tomando a conta da casa? De-li-cio-so!!!


Achei um pouco trabalhoso mas vale muito porque o resultado é sensacional. Ele cresceu tanto que deu uma chamuscada... Usei a caçarola que vai na trempe do fogão.

Mas então, vamos à receita?

INGREDIENTES/PREPARO

  • Misturar e reservar 1 colher de sopa cheia de canela em pó e 5 colheres de sopa de açúcar com 6 (seis) maçãs gala ou fugi descascadas e picadas grosseiramente (teve uma vez que coloquei até pêra, ficou ótimo!)
  • Separadamente, misturar e reservar 3 xícaras de farinha de trigo peneirada, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de sal e 2 xícaras de açúcar. 
  • Misturar e reservar também 1 xícara de óleo de soja, 1/4 de xícara de suco de laranja, 3 colheres de chá de baunilha líquida e 4 ovos.

MODO DE FAZER

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e esfarinhe uma fôrma média com buraco no meio. Numa bacia grande, junte a mistura com farinha e com óleo e o suco. Integre tudo muito bem e divida a massa em duas partes. Ponha metade da massa na fôrma untada e esfarinhada e distribua metade das maçãs picadas por cima. Ponha a outra metade da massa e a outra parte das maçãs na fôrma e leve para assar por aproximadamente uma hora e meia (faça o teste com o palito antes de tirar do forno: se ele sair seco ao ser espetado na massa, o bolo está pronto).